5 Dicas de marketing digital para advogados

Que foi? Achou muito aumentar em 10 x seus clientes? Se você utilizar técnicas de marketing digital para advogados e melhorar apenas 1% todos os dias estará 365 % melhor daqui um ano. bom agora deixa eu me apresentar.

Olá! Eu sou César de Deus, consultor de Marketing Digital, especialista em marketing de conteúdo, que é a arte de vender sem vender.

Nesse artigo vou dar uma breve explicação de como você poderá atrair clientes de forma natural e automática, sem ter problemas com o código de ética da OAB, desperdiçar dinheiro contratando profissionais de marketing digital e ou tentando fazer sozinho.

Vejam dicas:

  1. Seja um especialista;
  2. Invista em Marketing de Conteúdo;
  3. Marketing de Busca (para aumentar a encontrabilidade);
  4. Marketing de Relacionamento (fidelização e encantamento de clientes);
  5. Marketing de crescimento (dica mais importante!);

Dica bônus: Utilize as ferramentas a seu favor (de forma responsável)

 

1 Seja um especialista

 

Escolha e domine uma área do Direito. Por exemplo: Ser o melhor advogado trabalhista da cidade de Maringá.

Pense comigo: Se você quebrar a perna você vai ir em um médico clínico geral ou em um especialista em pernas?

Certamente vai em um especialista em pernas, não é verdade?

Quando as pessoas estiverem com problemas em área trabalhista é bem provável que elas preferam ir um especialista em Direito do Trabalho.

Quando você se torna um especialista em uma área de atuação, além de você se destacar entre outros advogados, você poderá cobrar mais caro porque um especialista, assim você é visto como uma pessoa de valor.

Isso não significa que você deva abandonar todas as áreas que já está atuando. O que você deve fazer é priorizar uma área inicialmente.

“Vês a um homem perito na sua obra? Perante reis será posto; não entre a plebe.” (Provérbios 22:29).

Marketing de conteúdo é a arte de vender sem vender. Neil Patelespecialista americano de Marketing de Digital, tem uma definição interessante sobre marketing de conteúdo:

Marketing de conteúdo é uma estratégia de longa duração, baseada na construção de um forte relacionamento com os clientes, conseguido através do fornecimento de conteúdo valioso, consistente e altamente relevante para eles.

Um exemplo clássico de Marketing de Conteúdo são as receitas que vinham atrás das caixinhas de amido de milho MAIZENA. Essa estratégia criou um hábito nas donas de casa de colecionar as receitas guardando as caixinhas, e na hora de pôr a receita em prática, teriam que comprar ainda mais Maizena.

As receitas não só encantavam as donas de casa como as incentivavam a comprar mais do mesmo produto, além de o indicar para suas amigas e familiares.

Você como advogado também pode usar técnicas de marketing de conteúdo para atrair mais clientes para o seu escritório de advocacia, usando o marketing digital.

Muitos sites de escritórios de advocacia produzem conteúdos com uma linguagem que não é tão acessível para os leigos, pois usam o o famoso juridiquês.

O uso dos jargões jurídicos impede que “pessoas comuns” consigam compreender conteúdos jurídicos.

Use uma linguagem simples, fácil de ser compreendida. Uma boa maneira de fazer isso é escrever como se estivesse explicando para cliente e não para seus amigos da área do direito.

3 Marketing de Busca (para aumentar a encontrabilidade)

 

Marketing de busca é usado para aumentar a sua encontrabilidade, sua presença digital como o próprio nome sugere, aumentar as chances do cliente encontrar você e não o seus concorrentes.

Todos nós pesquisamos na internet antes de contratar alguns serviços, um exemplo: pesquisar sobre os sintomas de uma doença antes de ir ao médico.

Com o escritório de advogacia não é diferente, pois as pessoas sempre pesquisam antes de procurar um advogado. É aí que entra um bom marketing digital.

Você deve a distribuir conteúdos com dicas e informações relevantes, fazer parcerias com outros profissionais, e assim, quando as pessoas procurarem por alguma informação na internet, encontrarão em seu site e se tornarão seus clientes.

Exemplo: Vamos supor que você seja um advogado na área trabalhista, e tem uma pessoa que está com um problema relacionado a hora extra, ela então resolve pesquisar na internet ” como faço receber hora extra”. Se nesta pesquisa, ela encontra um artigo do seu site explicando tudo que ela queria saber sobre o assunto, isso pode iniciar uma relação com um possível cliente, e da próxima vez que ela estiver com um problema trabalhista, irá lembrar do seu site, e quando precisar de um advogado, provavelmente lembrará de você.

4 Marketing de relacionamento ( fidelização e encantamento de clientes)

 

Antigamente bastava prestar um bom serviço que o cliente já estava fidelizado, mas hoje em dia com a democratização da internet o clientes se evoluiram, são os chamados clientes 2.0.

São clientes exigentes e mais bem informados, que estão a um click de seus concorrentes, por isso você deve utilizar e-mail marketing e WhatsApp para manter um relacionamento com seus clientes. Isso é fundamental para um bom marketing digital.

Quando uma pessoa se torna seu cliente, é como um casamento, não basta só casar e depois abandonar a esposa, você tem que dar flores, presentes, café da manha na cama, e etc. Com seu cliente é da mesma forma, você terá que manter o relacionamento para ir além da fidelização.

Veja um exemplo simples:

Você pode criar uma lista de seus clientes no E-mail ou whatsapp e enviar para eles semanalmente dicas do seu blog, notícias importantes, entre outros.

Conhece frase “quem não é visto não é lembrado”? É bem isso! Com essa dica, além informar ajudar seus clientes sobre seus direitos, você será lembrado. Com essas ações, você vai encantar os seus clientes, os tornando evangelizadores da sua marca, que indicam você para seus amigos e familiares.

5 Marketing de crescimento (Acelerar o crescimento da sua marca)

Essa é a parte que eu particularmente mais gosto e você como advogado vai achar interessante, essa estratégia que tem como objetivo encontrar brechas nas Mídias Digitais para aumentar a visibilidade da sua marca, para estar sempre um passo a frente de seus concorrentes.

Do mesmo jeito que um advogado encontra brechas na lei , deve encontrar brechas nas Mídias Digitais e explorá-las a seu favor.

Um exemplo simples:

Aproveite quando as pessoas estão falando sobre a operação lava jato e escreva um artigo no sue blog falando sobre o tema; seja o primeiro a informar nas redes sociais; um dos assuntos que rende bastante comentários são as multas de trânsito, falar um pouco sobre notícias relacionadas em seu blogou em redes sociais pode trazer uma boa visibilidade.