6 hábitos que todo novo advogado deve adotar

Você estudou, se dedicou e finalmente se formou como bacharel em Direito. Após todo esse esforço, enfrentou a prova da OAB e foi aprovado. Agora é hora de “arregaçar as mangas” e advogar, captar clientes e se posicionar como um profissional de destaque no mercado.

Mas para todo esse sucesso acontecer, existem bons hábitos que todo advogado iniciante precisa ter. Você sabe quais são? Leia a lista que preparamos e destaque-se nessa área tão concorrida. Confira:

Organização

Mantenha sua mesa e seus materiais organizados e não vá pra casa antes de deixar tudo em ordem. Nada de ter aquela estação de trabalho cheia de papeis e pastas, onde tudo parece um caos. Isso passa uma péssima imagem para seus clientes e pode prejudicá-lo quando precisar de algo com urgência. Crie o hábito de trabalhar apenas com suas coisas em ordem e não se esqueça de fazer uma boa gestão do seu tempo: nada de marcar horários e deixar seus clientes esperando.

Cuidado com suas escolhas

O dia a dia de um advogado envolve escolhas a todo momento. Qual argumento usar, aceitar ou não um acordo, qual a melhor orientação que seu cliente precisa receber, etc. Por isso, cuidado com as escolhas que fizer. Analise bem cada situação, avalie os prós e contras, pense nas consequências e no grau de dificuldade. O sucesso do seu cliente e o seu, dependem de você.

Aprendizado constante

Busque aprender sempre. Seja com colegas mais experientes ou com novos casos. Faça leituras constantes e amplie cada vez mais seus conhecimentos. Você nunca saberá quando isso poderá ser útil.

Estabeleça sua reputação

Busque atuar sempre com verdade, justiça e honestidade. Afinal, quando perguntarem a seus clientes sobre você ou quando pedirem suas referências, o ideal é que as informações passadas sejam as melhores. Para que isso aconteça, só depende das suas atitudes e da forma como conduz cada situação. Por isso, cuidado e zelo com a sua imagem são essenciais: não faça promessas falsas a seus clientes.

Proatividade

Seja uma pessoa de iniciativa. Oriente seu cliente antes que ele tenha maiores problemas e antecipe-se às situações. Mas não se esqueça: tomar uma atitude é essencial, mas, mais do que agir, é importante assumir a responsabilidade pelos seus atos e pelas possíveis consequências.

Coloque-se no lugar do cliente

Por último, mas nem de longe menos importante, coloque-se no papel do seu cliente, entendendo a situação que ele passa, analisando o que o levou até aquele contexto. Considere os argumentos deles e, mais do que tudo, ouça o que seu cliente tem a dizer antes de tomar qualquer atitude.

Ser um bom advogado envolve vários pilares que envolvem desde conhecimentos técnicos, a relacionamentos entre pessoas e autoconhecimento. Diferente do que muitos dizem, se tornar um bom profissional não é — e não pode ser — uma questão de sorte, mas sim de competência. Busque bons hábitos e constante aperfeiçoamento. Todas essas dicas valem para ser aplicadas no início, mas use-as em todo o decorrer da sua carreira. Não vale deixar boas práticas de lado depois do sucesso, não é?

E agora, você está pronto e disposto a colocar todas as nossas dicas em prática? Já começou a aplicar alguma delas? Comente e divida com a gente sua opinião!